O Menino da Porteira

O Menino da Porteira (1977)



Diogo, peão e boiadeiro, traz uma grande boiada para vender ao Major Batista, dono da Fazenda Ouro Fino. Ao passar pelo Sítio Remanso, de propriedade de Octacílio Mendes, encontra o menino Rodrigo, que lhe abre a porteira e com quem trava amizade. Na vila, Diogo é aconselhado por pequenos criadores a não vender mais o seu gado para o Major, que quer controlar todos os preços da região.




Ficha Técnica
Título Original: O Menino da Porteira
Gênero: Drama
Duração: 84min.
Lançamento (Brasil): 1977
Distribuição: E.C. Distribuição e Importação Cinematográfica e U.C.B. - União Cinematográfica Brasileira
Direção: Jeremias Moreira Filho
Argumento: Ciro Pelicano e Wenceslau Moreira da Silva Netto
Roteiro: Jeremias Moreira Filho
Produção: Cassiano Esteves
Produtor Associado: Antônio Carlos Reale
Produção Executiva: Moracy do Val
Co-produção: Topázio Cinematográfica e Marte Filmes
Música: Mauro Giorgetti
Fotografia: Eliseu Fernandes
Figurinos: Hermínia Q. Teles
Montagem: Jeremias Moreira Filho

Elenco
Sérgio Reis (Diogo)
Jofre Soares (Major Batista)
Maria Viana (Juliana)
David NetoJorge Karan
Maria José Franco
Jacy Ferreira
Cavagnole Neto
Zé Coqueiro
Armando Pascoalim
Santoni Santiago
Sebastião Grandim
Tony SantosLuizinho & Limeira
Roberto & Meirinho
BentinhoMárcio Costa

Curiosidades
Grande sucesso de bilheteria, este filme inspirou-se na música "Menino da porteira", de Tedy Vieira, clássico da música sertaneja brasileira.- Estréia de Sérgio Reis (1940- ) no cinema. Natural de São Paulo, inicia sua carreira como cantor de boleros no início dos anos 60. Em 1967 estoura em todo o Brasil com a música "Coração de papel". No cinema, faria mais dois filmes, Mágoa de boiadeiro (1978) e Filho adotivo (1984), mas sem o mesmo sucesso.- Canções: "Menino da porteira", "Assim é o sertão", "Estória de um boiadeiro", "Poeira recolhida", de Tedy Vieira. - Locações em Araraquara, Borborema e Ouro Fino, MG.- Refilmado trinta e um anos depois, em 2008, com o cantor Daniel no papel do boiadeiro Diogo e José de Abreu como o vilão Major Batista.

Sinopse completa
Diogo, peão e boiadeiro, traz uma grande boiada para vender ao Major Batista, dono da Fazenda Ouro Fino. Ao passar pelo Sítio Remanso, de propriedade de Octacílio Mendes, encontra o menino Rodrigo, que lhe abre a porteira e com quem trava amizade. Na vila, Diogo é aconselhado por pequenos criadores a não vender mais o seu gado para o Major, que quer controlar todos os preços da região. Irritado, o Major manda seus capangas expulsarem Diogo do lugarejo, mas o peão leva a melhor e se decide a levar o gado. O Major fica ainda mais furioso quando descobre que Diogo está apaixonado por sua enteada, e como vingança, provoca um estouro da boiada, durante o qual o menino Rodrigo, que armava arapucas, é morto pelo gado em fuga. Diogo e Octacílio conseguem desviar a boiada contra a fazenda Ouro Fino, que é destruída, morrendo ainda, na confusão, o Major Batista e seus asseclas. Rodrigo é carinhosamente sepultado e Diogo segue nas suas andanças, depois da justiça feita.

Link de Download Arrumado Clik no gif abaixo e bom Download