Macunaíma

Macunaíma é um filme brasileiro, de 1969, do gênero comédia, dirigido por Joaquim Pedro de Andrade, e baseado na obra homônima de Mário de Andrade. O roteiro foi escrito pelo próprio diretor; a trilha sonora é Jards Macalé, Orestes Barbosa, Silvio Caldas e Heitor Villa-Lobos; a fotografia, de Guido Cosulich e Affonso Beato; o desenho de produção, de Anísio Medeiros, os figurinos, de Anísio Medeiros e a edição, de Eduardo Escorel.
Macunaíma é um dos grandes personagens da carreira de Grande Otelo e e o filme traz um elenco de atores renomados.
O filme começa com o parto de Macunaíma, um herói preguiçoso. De tão preguiçoso, ele só começa a falar aos seis anos de idade. Pela metade do filme, Macunaíma (interpretado por Grande Otelo) muda de aparência, sendo substituído por Paulo José.

Curiosidades
O filme permite muitas interpretações, com alusões ao desenvolvimentismo, ao tropicalismo e à luta armada que corria solta nos "Anos de Chumbo", sem perder a ligação com a obra literária na qual se baseia (escrita na primeira metade do séxulo XX), com aparição de vários personagens do folclore brasileiro. tais como o Caipora.
Em sua mais nova versão, relançada em DVD no ano de 2006, a obra vem com um documentário feito sobre a construção da cidade de Brasília. Um documentário que em 1967 foi censurado pelo conteúdo político.

Elenco
Grande Otelo .... Macunaíma
Paulo José .... Macunaíma
Dina Sfat .... Ci
Milton Gonçalves .... Jiguê
Jardel Filho .... Pietro Pietra
Rodolfo Arena .... Maanape
Joana Fomm
Maria do Rosário Nascimento e Silva
Hugo Carvana
Wilza Carla
Zezé Macedo
Maria Lúcia Dahl

Principais prêmios e indicações
Festival de Brasília 1969
Venceu nas categorias de melhor ator (Grande Otelo), melhor melhor cenografia e figurinos (Anísio Medeiros), melhor roteiro (Joaquim Pedro de Andrade) e melhor ator coadjuvante (Jardel Filho).
Festival Internacional de Mar del Plata 1970 (Argentina)
Venceu na categoria de melhor filme.
Macunaina - Filme
Macunaina - Cover