Mickey's Christmas Carol


Mickey's Christmas Carol (O conto de Natal do Mickey ) é filme de animação de curta-metragem feito pelos estúdios Disney inspirado na história clássica de Charles Dickens, A Christmas Carol.

Mickey's Christmas Carol conta a história de Ebenezer Scrooge, um velho egoísta e avarento que não tinha limites para sua ganância e desprezava sentimentos como amor, amizade e generosidade. Até que, em uma véspera de Natal, ele foi visitado pelos Três Espíritos do Natal, que o fizeram compreender qual seria o seu destino final se ele não mudasse suas ações.

Elenco
Ebenezer Srooge: Tio Patinhas
Bob Cratchit, empregado explorado e mal-remunerado de Scrooge: Mickey Mouse
Fred, sobrinho de Scrooge: Pato Donald
O fantasma de Jacob Marley, falecido sócio de Scrooge: Pateta
Isabelle, a paixão de Scrooge na juventude: Margarida
Sra. Cratchit: Minnie Mouse
Espírito do Natal Passado: Grilo Falante (Pinóquio)
Espírito do Natal Presente: Willie (o gigante do pé-de-feijão)
Espírito do Natal Futuro: Bafo-de-Onça
Pequeno Timmy (filho deficiente de Bob Cratchit, uma miniatura de Mickey)


Uma das cenas mais engraçadas do desenho é quando Jacob Marley (Pateta) aparece para avisar Scrooge que este seria visitado na noite de Natal por três espíritos. Ao chegar, Marley se atrapalha todo ao andar com as correntes que carrega como castigo por ter sido mal quando vivo. Ao ir embora tropeça na escada e cai até embaixo, mostrando o famoso jeito atrapalhado e divertido do eterno bobalhão da Disney.
Houve também outras aparições sem muita importância, como a de Huguinho, Zezinho e Luisinho, Tico e Teco, Vovó Donalda e Gansolino (todos durante a visita do Espírito do Natal Passado), dois coletores de doações para os pobres e dois coveiros que, durante a ilusão criada pelo Espírito do Natal Futuro, realizavam o sepultamento de Ebenezer Scrooge.
Na versão em DVD do filme, Mickey Mouse foi redublado, substituindo a voz original brasileira feita por Cleonir dos Santos. Foi considerado lastimável e uma total falta de respeito com os fãs do dublador Cleonir dos Santos o fato de não redublarem nenhum outro personagem além de Mickey.
Este filme normalmente é transmitido no Brasil, na época de Natal, pela Rede Globo. E no ano de 2006 foi também transmitido pelo SBT, em um episódio especial de Natal do show O Point do Mickey, já com a nova dublagem. Porém, a Rede Globo continua a transmitir o filme com sua dublagem original.


Dubladores brasileiros (dublagem original):
Tio Patinhas: Isaac Bardavid
Mickey Mouse: Cleonir dos Santos
Pato Donald : Garcia Júnior
Pateta: Telmo de Avellar
Margarida: Mônica Rossi
Coletor de doações (rato): Sílvio Navas
Coletor de doações (toupeira): Ionei Silva
Pequeno Timmy:
Grilo Falante: Nelson Batista
Willie, o gigante: Garcia Neto
Bafo-de-Onça: Orlando Drummond Cardoso
Coveiro #1: André Luiz Chapéu
Coveiro #2: Arnaldo Cazela


Prêmios e indicações
Mickey's Christmas Carol recebeu uma indicação ao Oscar na categoria "Melhor Curta de Animação".