728x90 AdSpace

  • Latest News

    07 fevereiro, 2008

    Wallace & Gromit: A Batalha dos Vegetais

    Wallace & Gromit: A Batalha dos Vegetais
    É o primeiro longa de Wallace e Gromit, e o segundo filme da Aardman Animations em parceria com a Dreamworks Animation. O anterior fora A Fuga das Galinhas. O filme foi dirigido por Nick Park e Steve Box, e ganhou um Oscar de Melhor Filme de Animação, sendo o terceiro Oscar que a dupla de massinha (em Portugal, plasticina) ganhou ( os anteriores foram As Calças Erradas e Tosa Completa ). Também ganhou uns Prêmios Annie ( o "Oscar" das animações ).
    A Batalha dos Vegetais é uma espécie de satirização de filmes de terror da Universal, sendo o "primeiro filme vegetariano de horror".

    Sinopse

    No bairro onde Wallace ( Peter Sallis/Alexandre Moreno ) e Gromit moram, o Concurso Anual de Vegetais Gigantes está se aproximando. Tudo está seguro por causa de um controle de pragas de coelhos comedores de vegetais chamado "Anti-Praga". De qualquer forma, Wallace e Gromit deverão enfrentar dois problemas: o primeiro é o problema do peso de Wallace e o segundo é o espaço para os coelhos capturados. Wallace tem uma grande idéia - usar seu operador mental para fazer os coelhos trocarem os vegetais por outra comida, permitindo que o maior número de coelhos seja capturado sem sofrer ferimentos. Enquanto dura o teste do operador, Wallace, acidentalmente, pressiona o botão errado e acontece um terrível acidente, deixando-o e Gromit com o coelho semi-inteligente que começa a ter a personalidade de Wallace chamado Dentinho. Logo, a cidade está sendo aterrorizada por um coelhosomem, uma criatura gigante que come todos os vegetais de todo tamanho. Os Anti-Praga entram na rivalidade com o Lorde Victor Quartermaine ( Ralph Fiennes/Márcio Simões ) para capturar o coelhosomem - e também para conqusitar o coração da Senhorita Campânula "Totinha" Tottington ( Helena Bonham Carter/Guillene Conte ).
    Após de uma caçada noturna, Gromit descobre que o coelhosomem, na verdade, é o Wallace, porque ele tinha sofrido os efeitos do acidente do operador mental. Victor encurrala Wallace durante a noite, mas o inventor acaba no meio da meia-noite e se transforma. Victor, tendo identificado o coelho, então, vai ao Reverendo Hedges e ganha uma munição de balas douradas.
    Após o final duelo, Victor e Phillip capturam Gromit, que posteriormente foge e decide fazer o último sacrifício, usando sua abobrinha como isca para Wallace, que, em sua forma de coelho, invade o Concurso de Vegetais, criando pânico. Victor tenta atingir Wallace, mas é impedido por Gromit. O coelho sobe em cima do telhado, soltando um grito de Totinha em sua mão. Quando ela descobre que o coelho, na verdade, é Wallace, ela quer que fuja do Victor. Enquanto isso, em meio de uma batalha aérea canina, Phillip, que é o cachorro de Victor, está caçando Gromit. Gromit consegue destruir o avião de Phillip, mas ele consegue fugir da destruição e acaba brigando com ele pela posse do avião, mas é derrotado por Gromit, atirando-o no pula-pula.
    No topo da Mansão Tottington, o aviãozinho de Gromit circula Wallace, que estava correndo o risco de ser morto por uma cenoura dourada, que, na verdade, era um troféu para o Concurso, mas Victor decidiu usá-la como arma. Victor começa a atirar, mas Wallace foi salvo quando ele pula para salvar Gromit do avião que estava sem combustível e que acaba caindo, e ambos começam a cair do telhado. Victor comemora, mas acabou caindo também, nocauteado por uma cenoura gigante da Totinha. E Gromit o veste de coelhosomem e o atira sobre a multidão enraivecida.
    Gromit e Totinha circulam Wallace, que poucos segundos, volta ao normal. Gromit e Totinha se lamentam com a perda terrível, mas Gromit, o revive com a ajuda do queijo gorgonzola. Seu futuro noivo ganha a competição, e Totinha cria um santuário de coelhos, onde todos os coelhos ( inclusive Dentinho ) poderão ter sua vida em um gramado.

    Personagens Principais

    Wallace(voz de Alexandre Moreno): é um desastrado inventor que conseguiu uma bem-sucedida carreira no ramo de eliminação de pragas, como mostra o filme, fazendo-o criar a "Anti-Pragas", para proteger a cidade dos coelhos. Inventa o "Manipulador Mental", que é a causa de todas as confusões do filme;
    Gromit: é o simpático cachorrinho de Wallace, muito mais inteligente do que muito humano. Ajuda Wallace no trabalho da pequena mas bem-sucedida companhia "Anti-Pragas", e até livra Wallace de muitas confusões;
    Lady Campânula Toty Tottington(voz de Guillene Conte): a rica senhorita da cidade, bondosa e afetiva. Adora os coelhos que a cidade considera como peste e admite apenas legalizar a "prisão" destes pelo único fato de que eles podem arruinar o Concurso Anual de Vegetais. Está em noivado com o ambicioso vilão Victor Quatermaine, e admite que o noivado não está indo muito bem;
    Lorde Victor Quatermaine(voz de Márcio Simões): o vilão do filme é maníaco por caçadas e elimina os coelhinhos da cidade com o uso de seu rifle. Odeia Wallace e a "Anti-Pragas" e faz de tudo para arrasar com os dois. Pomposo, é um típico lorde, que não tem muita fortuna mas tem nome e está de niovado com Campânula Tottington apenas pelo seu dinheiro. Só chama Wallace de "praga", o que o denuncia no final do filme;
    Vigário/Reverendo Hedges: é o padre da cidade, também obcecado por legumes e vegetais. Extremamente surpesticiono, tem um armário próprio para objetos místicos e surpestições na casa dele, ao lado da Igreaja, em um cemitério. É meio maluco e pertubado;
    Senhora Moita: é a mais obcecada por vegetais na cidade, dedicando-se de corpo e alma para cuidar de sua abóbora premiada. Sua obsessão por vegetais é comprovada no final do filme, quando ela tenta arriscar a salvação da abobrinha numa corrida dembandada para fugir do coelhosomem;
    Senhor Adúbio: uma referência clara ao nome "adubo", é casado com a Senhora Moita.

    Curiosidades

    Na abertura do filme, vemos Gromit em sua graduação na Escola de Dogwarts, uma referência à Escola de Hogwarts da série Harry Potter.
    A cabeça da maquete do duende vira seguindo o movimento de um coelho e seus olhos piscam assim como as estátuas de "O Prisioneiro".
    O livro dos Observadores de Monstros tem seus nomes latinos cômicos: por exemplo, o Monstro de Loch Ness é "touristus trapus". Quando aparece o coelhosomem, o nome aparece como "carrotus apetitus gigantescus", que em português iria equivaler a "cenourus apetitus gigantescus";
    Quando o tempo de duração de um aviãozinho de Gromit acaba, ele pára, e a luta entre ele e Phillip também pára. Como Gromit não tem dinheiro em sua carteira, Phillip abre a sua, coloca moedas no aviãozinho que depois é acionado de novo, e os dois recomeçam a luta. ( Sam Sheepdog e Ralph Wolf)
    O clímax do filme é uma referência ao do longa King Kong ( 1933 ), também animado em stop-motion, na qual Gromit circula Mansão Tottington em um avião ( que assume o papel de um avião do exército ), e Wallace, em sua forma de coelho, antes que ele pudesse ser atacado por Victor, morre caindo do telhado, tentando salvar Gromit.
    O clímax em um topo da Mansão Tottington também satiriza "A Maldição do Lobisomem", com o personagem título subindo por cima, tentando escapar da multidão enraivecida, e alguém armado tentando subir em cima para capturá-lo.
    Em uma cena onde Wallace sofre uma transformação, sua mão começa a ficar comprida e seus dedos ficam curtos. Esta é uma paródia de "Um Lobisomem em Londres".
    A reunião de moradores na igreja é igual à - e satiriza - a reunião de banhistas no filme Tubarão. Posteriormente, o coelhosomem avançando debaixo da terra para o festival, e então correndo atrás da abobrinha gigante de Gromit, são paródias dos ataques à praia e das cenas de caça aos barris.
    O nome do fabricante do órgão da igreja diz "Harryhausen", um tributo a Ray Harryhausen, um clássico animador de bonecos.
    O trailer do filme inclui a famosa peça chamada "A Faca" de Psycho.
    Enquanto o coelhosomem está em cima da Mansão Tottington, uma estátua de uma gárgula quase cai em cima da multidão enraivecida, assim como acontece em O Corcunda de Notre Dame.
    Reverendo Hedges usa duas abobrinhas para formar um crucifício contra o coelhosomem. Uma satirização do uso de Peter Cushing de seus candelabros no filme de 1958 Drácula.
    Na feira da Mansão Tottington, uma barraca de cachorro-quente tem uma placa anuciando "Hot Dogs, and Cats and Burger", que é uma referência ao fundador da Dreamworks Animation: Jeffrey Katzenberg.
    • Blogger Comments
    • Facebook Comments

    2 Comentaram:

    1. muito aterrorizante haha adoeri seu blog continue assim

      ResponderExcluir
    2. Nossa
      Um dos melhores filmes de animacao que eu ja assisti
      ^^
      Mto bom msmo
      Vlw ai 3gCell

      ResponderExcluir

    Obrigado pelo comentário.
    Comentários Anonimos não são Permitidos

    Item Reviewed: Wallace & Gromit: A Batalha dos Vegetais Rating: 5 Reviewed By: Unknown
    Scroll to Top