728x90 AdSpace

  • Latest News

    25 fevereiro, 2008

    Tom & Jerry

    As Aventuras de Tom e Jerry

    Tom & Jerry é um desenho animado criado nos anos 40, tendo sido dirigido por grandes nomes da animação, como William Hanna e Joseph Barbera, onde o gato (Tom) persegue o rato (Jerry). A dupla começou em um curta da MGM chamado "Puss Gets the Boot", que foi para os cinemas em fevereiro de 1940. Neste curta Tom se chamava Jasper e Jerry ainda não tinha um nome. Somente depois os produtores batizaram os personagens de "Tom e Jerry". Desde então, o desenho tem acompanhado várias gerações e recebendo vários prêmios. Após um tempo o desenho passou para as mãos de Gene Deitch e Chuck Jones.

    Trama e Formato
    O centro da trama se baseia geralmente em tentativas frustradas de Tom de capturar Jerry, e o caos e a destruição que se segue. Tom raramente consegue capturar Jerry, principalmente por causa das habilidades do engenhoso ratinho, e tambem por causa de sua própria estupidez.As perseguições eram eletrizantes e sempre vinham acompanhados por boa trilha sonora. Tambem eram ulilizados diversas armadilhas e truques que no final não davam resultado satisfatório como bombas e ratoeiras, coisas que eram fundamentais na rivalidade entre o gato e o rato.Alguns personagens tambem marcam presença na trama como o bulldog Spike e o rival de Tom, o gato Butch.
    Depois de 1953, todos os desenhos de Tom & Jerry foram criados e produzidos no formato Academy Ratio; desde 1953 até 1956 alguns dos desenhos foram produzidos no formato Academy e no processo Widescreen Cinemascope.Desde 1956 até o fechamento do estúdio de animacão da MGM um ano depois, todos os desenhos animados de Tom & Jerry foram compativeis tambem no formato Academy widescreen.Todos os desenhos de Hanna-Barbera foram produzidos em Technicolor; os trabalhos dos anos 1960 foram feitos em Metrocolor.

    Personagens
    Tom é um gato doméstico azul e cinza, dependendo do cartoon (a cor da pele de Tom é perto daquela da raça azul Russian dos gatos), que vive uma vida boa, enquanto Jerry é um rato marrom pequeno que vive sempre na proximidade dele. Tom é muito rápido, moderado e fino-descascado, enquanto Jerry é independente e oportunista. Apesar de ser muito energético e determinado, Tom é carente de inteligência e esperteza. Uma característica nos episódios é que Jerry geralmente sai triunfante das inúmeras batalhas, enquanto Tom é o perdedor. Entretanto, outros resultados podem ser alcançados; em ocasiões raras, há triunfos de Tom. Às vezes, ironicamente, ambos perdem ou ambos, em casos mais extremos, terminam amigos(Heavenly Puss e Triplet Trouble). Mas ambos os personagens possuem tendências sádicas, o que demonstra em proporções iguais a intenção de um atormentar a vida do outro.
    Entretanto, dependendo do cartoon, sempre que um dos personagens parecer estar em uma situação de perigo por um inimigo extra, o outro fará o possível para tira-lo dessa situação. Não muito frequente, Tom e Jerry as vezes falam. Tom, o mais famoso, canta ao "wooing" para as fêmeas; por exemplo. O co-diretor William Hanna forneceu a maioria dos efeitos vocais para a dupla, incluindo o famoso grito de dor do Tom (criado e gravado do grito de Hanna, eliminando o começo e final da gravação, deixando somente a parte a mais forte do grito no efeito-sonoro).
    A única outra vocalização razoavelmente comum é feita por Tom quando em alguma situação extrema, mas quase inevitável, acontece algo irônico com o gato. Tom com sono e golpeado parece dizer assombrado, ecoando a voz “você não acredita!”. Em um dos episódios de 1956, toda a história é narrada por Jerry.

    História
    A dupla formada por William Hanna e Joseph Barbera, que em 1957 criaram a Hanna Barbera, dirigiram episódios de Tom & Jerry de 1940 a 1958, quando o departamento de animação da MGM foi fechado. No período entre 1960 e 1962, foram produzidos mais 13 desenhos, agora pela Rembrandt Films, da Tchecoslováquia, sob a direção de Gene Deitch. Entre 1963 e 1967, o mestre da animação Chuck Jones fez 34 episódios na Sib-Tower 12 Productions. Em 1975, o desenho voltou às mãos de da dupla Hanna-Barbera em 48 capítulos, no desenho The Tom and Jerry Show. Entre 1980-1982 foi produzido The Tom and Jerry Comedy Show, com as participações do cão Droopy e do Urso Barney (essa série é bem conhecida do público por apresentar o mesmo score musical em todos os episódios). Em 1990, Tom & Jerry Kids é lançado - nela o gato e o rato aparecem ainda filhotes.De 1990 até hoje, foram feitos, Tom & Jerry - O Filme(1993), Tom & Jerry e o Anel Mágico, Tom and Jerry Tales, dentre outros.

    Polêmicas envolvendo Tom e Jerry
    Em 2006 Tom e Jerry recebeu uma forte crítica do governo da Inglaterra, por ter sido exibido um episódio em que Tom fuma dentro de uma limosine. O governo inglês achou inaceitável a exibição daquela cena.
    Baixe As Aventuras de Tom e Jerry acessando o Widget "As aventuras de Tom e Jerry" que se encontra nos boxes do blog.
    • Blogger Comments
    • Facebook Comments

    3 Comentaram:

    Obrigado pelo comentário.
    Comentários Anonimos não são Permitidos

    Item Reviewed: Tom & Jerry Rating: 5 Reviewed By: Unknown
    Scroll to Top