728x90 AdSpace

  • Latest News

    12 fevereiro, 2008

    Narradores de Javé

    Narradores de Javé é um filme brasileiro de 2003, do gênero drama, dirigido por Eliane Caffé.
    A pequena cidade de Javé será submersa pelas águas de uma represa. Seus moradores não serão indenizados e não foram sequer notificados porque não possuem registros nem documentos das terras. Inconformados, descobrem que o local poderia ser preservado se tivesse um patrimônio histórico de valor comprovado em documento científico. Decidem então escrever a história da cidade - mas poucos sabem ler e só um morador, o carteiro, sabe escrever.


    Elenco

    José Dumont .... Antonio Biá
    Matheus Nachtergaele .... Souza
    Nélson Dantas .... Vicentino
    Rui Resende .... Vado
    Gero Camilo .... Firmino
    Luci Pereira .... Deodora / Mariardina
    Nelson Xavier .... Zaqueu
    Jorge Humberto e Santos
    Altair Lima .... Galdério
    Alessandro Azevedo .... Daniel
    Henrique .... Cirilo
    Maurício Tizumba .... Samuel
    Orlando Vieira .... Gêmeo
    Roger Avanzi .... Outro

    Premiações
    Recebeu o prêmio da crítica no Festival Internacional de Friburgo, realizado na Suíça, 2003.- Ganhou setes troféus Calunga e ainda recebeu o prêmio da crítica e o Prêmio Gilberto Freyre no Cine PE - Festival do Audiovisual 2003 (novo nome dado ao antigo Festival de Recife). Ganhou os prêmios de melhor filme, direção, montagem, ator (José Dumont), ator coadjuvante (Gero Camilo), edição de som e atriz coadjuvante (Luci Pereira).- Recebeu os prêmios de melhor filme do júri oficial e do júri popular e ainda o prêmio de melhor ator para José Dumont no Festival do Rio 2003.- Ganhou os prêmios de melhor filme independente e de melhor roteiro no 30º Festival Internacional do Filme Independente de Bruxelas, na Bélgica.- O filme ficou com o prêmio de melhor filme no VII Festival Internacional de Cinema de Punta del Este, 2004.- Melhor filme de ficção no 5º Festival de Cinema des 3 Ameriques, realizado em Quebec, no Canadá, 2004.

    Curiosidades
    Recebeu financiamento do Hubert Bals Fund (fundo ligado ao Festival de Roterdã, Holanda), para desenvolvimento do roteiro do filme.- Rodado entre junho e setembro de 2001 em Gameleira da Lapa, cidade do interior da Bahia.
    Título em inglês The Story Tellers - Javé Valley
    Teve première mundial no Tiger Competition do Festival Internacional de Cinema de Rotterdam.- "Sinto muito não poder estar presente, mas fui-me embora para não voltar. Deixei de escrever por motivo de saúde física e mental. Quanto às histórias, é melhor que fiquem na boca das pessoas, porque ninguém poderá contá-las bem no papel..." Antônio Bia

    • Blogger Comments
    • Facebook Comments

    0 Comentaram:

    Postar um comentário

    Obrigado pelo comentário.
    Comentários Anonimos não são Permitidos

    Item Reviewed: Narradores de Javé Rating: 5 Reviewed By: Unknown
    Scroll to Top