728x90 AdSpace

  • Latest News

    29 dezembro, 2007

    Celular 3G




    Celular 3G


    O que é? Como funciona? Saiba um pouco mais sobre esta tecnologia

    A tecnologia de celulares 3G ou Terceira Geração chegou.Mas por enquanto nem para todos. A rede de telefonia sem fio que conhecemos atualmente sofrerá uma grande mudança em mais um caminho para a evolução.
    Para quem não sabe, a rede 3G trabalha com internet móvel de alta velocidade. Graças a esta nova tecnologia você terá a comodidade e o prazer de aproveitar e usufruir e se deliciar de uma super banda larga no seu celular, com novos horizontes para a evolução não apenas dos telefones móveis, mas de toda uma região que tem equipamentos ultrapassados.
    3G ou Terceira Geração é um termo genérico que cobre várias tecnologias para redes de telefonia sem fio do futuro, incluindo CDMA2000, UMTS (W-CDMA) e EDGE. Combina Internet móvel de alta velocidade com serviços baseados em IP (Internet Protocol). Isto não significa apenas rápida conexão móvel para a World Wide Web - libertando-nos de conexões lentas, equipamento pesado e pontos de acesso imóveis. Capacitará novos caminhos para se comunicar, informação de acesso, conduzir negócios e aprender.
    Para você entender melhor um pouco sobre tudo isso, a classificação da evolução da telefonia móvel se dá da seguinte forma:

    -->1G: celulares analógicos, obsoletos;

    -->2G: celular digital com tecnologia WAP;

    - ->2,5G: celular digital com tecnologia GPRS e EDGE;

    -->3G: celular digital com conexão de até 7200Mbps.

    Saiba que a tecnologia 3G, por oferecer maior velocidade de transmissão de dados e capacidade sistêmica, permite uma série de novas e interessantes aplicações.

    Confira algumas delas:

    Banda larga sem fio
    As tecnologias 3G proporcionam uma conexão semelhante à banda larga tradicional link com vídeo comparativo, com a vantagem da mobilidade. A banda larga 3G hoje está se popularizando em todo o mundo, graças à variedade de modems e dispositivos que permitem conectar qualquer computador à Internet.

    Download de músicas
    Baixar uma música inteira pelo celular, muito rapidamente, é mais uma facilidade das tecnologias 3G. Com a tecnologia HSDPA, que oferece velocidades de pico de download entre 1,8 Mbps e 7,2 Mbps, o tempo para baixar uma música é de poucos segundos enquanto que nas tecnologias 2,5G esta tarefa pode levar vários minutos.

    Baixar e enviar vídeos
    Assistir a um programa de TV, a um videoclipe ou aos melhores momentos de uma partida de futebol fica muito mais rápido com um celular 3G. Da mesma forma, enviar um vídeo ou uma foto para sites de relacionamento, por exemplo, passa a ser uma operação de poucos segundos com a tecnologia HSUPA, que eleva as taxas de pico de upload para algo entre 2 Mbps até 11 Mbps.

    Jogos 3D
    Com múltiplos jogadores para divertir-se com jogos de terceira dimensão e jogar em tempo real, via celular, também é possível com tecnologias 3G, que possuem altas velocidades de transmissão de dados e baixa latência. Veja alguns exemplos de jogos 3D.

    Localização
    As aplicações de localização são das mais promissoras da atualidade. Localização de amigos e familiares, cerca eletrônica, auxílio para navegação, download de mapas são alguns exemplos dos inúmeros tipos de serviços possíveis com as tecnologias de localização em redes 3G. Estas aplicações podem ser usadas tanto para clientes corporativos quanto consumidores pessoa física.

    TV no celular
    As operadoras do mundo inteiro já começam a oferecer serviços de TV no celular, e este serviço está se popularizando com as redes 3G, pelas altas taxas de transmissão de dados. Além da TV, via rede celular, outras modalidades de TV móvel estão surgindo, como a que utiliza a tecnologia MediaFLO.

    Utilizando uma rede 3G, os downloads de música, áudio, som, imagem e foto se tornaram muito mais atraentes e significativos para o usuário final. Um exemplo disso é a possibilidade de conversar com outra pessoa olhando diretamente para ela, como já cansamos de ver em vários filmes de ficção científica, as vídeo-chamadas, que nada mais é que a transmissão de som e vídeo em tempo real.Com o lançamento da TV Digital, todos os celulares 3G já estão aptos e prontos para se conectarem com qualquer sinal digital proveniente de qualquer rede de televisão que esteja fazendo uso dele, assim como o Globo HD, SBT HD, Band HD, RedeTV! HD entre outros.
    Até final de 2009, todos os municípios do País terão telefonia celular de terceira geração. Promessa do Ministro Hélio Costa, durante a "Conferência Nacional Preparatória de Comunicações: Uma Nova Política para a Convergência Tecnológica e o Futuro das Comunicações". Segundo ele, nos próximos dois anos, 1,8 mil municípios que ainda não têm cobertura vão receber o serviço (promessa de político ok!!)
    Apesar de existirem opções extremamente velozes de conexão à internet via celular no mundo, no Brasil um número reduzido de usuários pode atualmente desfrutar do melhor dos mundos da internet móvel.
    Levando em consideração que o veloz Vivo Play 3G, que em tese permite baixar uma música em formato MP3 em cerca de dois minutos e assistir a vídeos em tempo real, entre outras coisas, está restrito, por enquanto, às principais capitais. E os preços são salgados: só o aparelho custa cerca de R$ 2.000 (embora tenha sido oferecido por R$ 999 nas primeiras semanas após o lançamento).
    O fato é que, realidade pulsante em países da Ásia e da Europa, a terceira geração de telefonia celular no Brasil depende, para deslanchar de verdade, de uma licitação governamental, ainda não realizada. Depois, as empresas vencedoras terão de fazer pesados investimentos em tecnologia e infra-estrutura.
    Celulares mais modernos das concorrentes operam no máximo na chamada geração 2,5 de celulares, como o EDGE, por exemplo, empregado pelas operadoras que trabalham com o padrão GSM (de Tim e Claro).
    Nessas condições, comprar um MP3 ou um videoclipe completo pelo celular pode não ser um êxito. Operações bem menos complexas, como visualizar os gols do seu time no celular, continuam esbarrando em falhas de conexão e transmissão.
    Enfim, trafegar nos dados da internet já é possível, mas desfrutar plenamente dos recursos multimídia da rede ainda levará um tempo. Ao menos para a maioria dos mortais.

    Propaganda da Claro 3G
    Assista a propaganda a Claro fazendo o anúncio do 3G no Brasil. Ao som de Queen tocando “a kind of magic”.


    Se preferir. Baixe o comercial em 3gp clikando no gif abaixo:

    Créditos deste Post



    Fontes de Pesquisas:

    Textos:

    Gangue, Estadão, Wikipédia e Convergência Digital


    Revisão de textos: Filipe 3Gpcell e Lederlock

    Fotos: Google Imagens

    Vídeo: Youtube

    Montagens e art: Leaderlock

    Créditos Especiais:

    Ao meu novo Roteador ADSL2/2+ da D-Link que ganhei de presente neste Natal\O/



    100 + PALAVRAS

    • Blogger Comments
    • Facebook Comments

    1 Comentaram:

    1. വിനാശകാലെ വിപരീത ബുദ്ധി!!!!!
      കേര നിരകളുടെ നാട് ! കവിതയും കഥയും പാട്ടും നൃത്തവും സ൩ന്നമായ നാട് ! കായലും കടലും തോടും അരുവിയും കുളങ്ങളും പാടങ്ങളും പുഴകളും കുന്നുകളും മലകളും നിറഞ്ഞ നാട് ! നിത്3Gയഹരിത വർണ്ണരാചിയാൽ അലങ്കൃതമായ നാട് ! സംസ്കാര സ൩ന്നതയും വൃത്തിയും വെടിപ്പും കൈമുതലായുള്ളവരുടെ നാട് ! ദൈവത്തി൯റെ സ്വന്തം നാട് ! കേരളനാട് !!ഇതെല്ലാം വെറും കെട്ടുകഥകളാവുന്നത് അതി വിദൂരമല്ല .

      ResponderExcluir

    Obrigado pelo comentário.
    Comentários Anonimos não são Permitidos

    Item Reviewed: Celular 3G Rating: 5 Reviewed By: Unknown
    Scroll to Top